quinta-feira, 4 de agosto de 2016

renascimento do humanismo

Durante o Renascimento cultural, artístico e científico que ocorreu na Itália, no século XIV, oHumanismo ganhou destaque entre os pensadores renascentistas, principalmente por se caracterizar como um movimento intelectual que voltou seus interesses para as obras filosóficas, literárias e científicas daAntiguidade Clássica (Grécia e Roma).
O interesse pela Antiguidade Clássica não revelou uma vontade de retornar ao passado (vontade nostálgica). Os homens medievais tinham a consciência de que viviam e tinham outros valores sociais e culturais, ou seja, eram homens diferentes dos homens da Antiguidade Clássica. Arevalorização da ciência, da arte e da filosofia clássicaera necessária para adaptá-las ao novo contexto histórico.
O retorno às obras dos pensadores clássicos teve início com a Filosofia Escolástica. O principal representante dessa corrente filosófica foi São Tomás de Aquino (1225-1274), filósofo e teólogo da Igreja Católica. São Tomás acreditava que a razão, o intelecto humano, não devia ser temida – ele considerava a razão como outro caminho para Deus. A Escolástica adaptou os ensinamentos do filósofo grego Aristóteles à religião. As ideias do filósofo foram utilizadas para esclarecer e explicar os ensinamentos da religião através de conceitos e princípios lógicos.

2 comentários:

  1. Olá meninos por favor coloque os títulos com letras maiúsculas, Beijos, Geovana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OBRIGADO PELA DICA,VE SE ASSIM ESTA BOM COM ESTA LETRA

      Excluir